NOTA


Os textos assinados por outrem ou retirados de outros blogs ou sítios não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do editor do "desenvolturasedesacatos"

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CONHECEM !?


O ARMANDINHO PATÓ
ELE E O SEU INSEPARÁVEL CHINÓ QUE DE VEZ EM QUANDO DESCAÍA E ERA MOTIVO DE GOZO DA RAPAZIADA.
UMA FIGURA CASTIÇA QUE VIVEU E TRABALHOU AQUI EM SANTA BÁRBARA DE NEXE.
TINHA A SUA PEQUENA OFICINA AQUI NO LARGO DO ROSSIO, ONDE JÁ FOI A SEDE DO PARTIDO COMUNISTA.
RECORDO O SEU TIQUE DE PISCAR O OLHO E O SEU MARTELAR O COBRE E O LATÃO DE ONDE SAIAM PEÇAS MARAVILHOSAS PELO MARTELAR E PELO RENDADO QUE EXECUTAVA COMAS SUAS FERRAMENTAS.
ERA UM VICIADO NO JOGO DA SUECA.
O FAZEDOR ARTESANAL DE CATAPLANAS E OUTROS UTENSÍLIOS PARA A CASA, PARA A COZINHA, PARA ORNAMENTAÇÃO, QUE EXECUTAVA COM ARTE E MESTRIA.
ELE INVENTOU UM ESQUENTADOR, UM CHUVEIRO NA ALTURA RUDIMENTAR MAS QUE FUNCIONAVA.
ELE ERA O REI DOS BAILES DO TI CAVACO ONDE INUNDAVA O RECINTO DE TABLETES DE CHOCOLATE QUE OFERECIA ÀS MOÇAS QUE COM ELE DANÇAVAM NA FAMOSA VALSA DAS TABLETES.
ELE SOLDAVA PELO CARNAVAL UMA MOEDA DE 10 ESCUDOS A UM PREGO GRANDE QUE ESPETAVA NA CALÇADA À FRENTE DA SUA OFICINA AQUI AO LADO ONDE VIVO.
ERA UMA BARRIGADA DE RIR AO VER TODA A GENTE QUERENDO RECOLHER A MOEDA QUE ESTAVA PREGADA NAS PEDRAS DA CALÇADA E QUE NÃO DESPEGAVA ENQUANTO OS CUSCAS GOZAVAM O "PRATO".
MAIS TARDE MUDOU PARA FARO E DURANTE MUITOS ANOS VENDEU AO TURISMO AS SUAS MARAVILHOSAS PEÇAS DE COBRE TODAS TRABALHADAS MANUALMENTE.
AG

Sem comentários:

Enviar um comentário