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segunda-feira, 19 de junho de 2017

PROFUNDO NOJO


Samuel Quedas

PROFUNDO NOJO
Eu sei que vou ser fastidiosamente exaustivo e pormenorizado, assim como sei que vão pensar que estou a acabar por promover os “produtos” de que vou falar.
Quanto à primeira questão, deixem-me fazer isto à minha vontade, desculpem lá.
Quanto à segunda, duvido que nestas condições, dito neste tom e neste contexto… seja verdadeiramente uma promoção.
E vamos à história.
Nesta noite de sábado para domingo, cheguei a casa já às duas da manhã, vindo de um trabalho que agora não vem ao caso e onde estive durante horas isolado das notícias.
Andei para trás com a caixa da tv por cabo, para ver um programa que (ainda) vou vendo porque (ainda) acho graça a um dos participantes, programa que vai para o ar exactamente nas noites de sábado para domingo, por volta da meia-noite.
Lá estavam os do costume… e depois de a reprodução do programa começar não passaram muitos minutos sem que o moderador avisasse que aquilo poderia vir a ser interrompido devido a uma tragédia envolvendo um incêndio. Não tinham passado para aí mais cinco ou dez minutos e ele voltou à carga, dizendo, com ar de urgência, algo como “dizem-me da regie que temos mesmo que interromper o programa, para irmos em DIRECTO para Pedrógão”.
Mesmo não tendo ainda àquela hora a noção da dimensão do catastrófico desastre, fiquei colado ao aparelho, esperando a tal ligação “DIRECTA”.
E é neste ponto que começa, efectivamente, a história. Uma história triste, abjecta, porca, de uma insolência inimaginável, até para um canal de televisão que é, obviamente, um negócio.
Antes de ter sido feita qualquer ligação directa a Pedrógão, para meu espanto, o que a aconteceu foi publicidade. E aqui começa o criminoso massacre, de que peço desculpa, mas que só se mostrará na sua verdadeira e despudorada dimensão de profunda falta de respeito, falta de vergonha na cara e falta de humanidade… se eu publicar a lista completa.
1. Este programa foi patrocinado por “Rádio Comercial.
2. Anúncio de uma cerveja espanhola.
3. Anúncio de um tempero/novidade da “Knorr”.
4. Anúncio do “Continente”.
5. Anúncio de um concurso de blogues sobre não sei o quê, promovido pela “Media Capital”.
6. Anúncio do novo “Listerine”
7. Anúncio de uma coisa chamada “Bike Tour Lisboa” (patrocínios: Câmara de Lisboa, EDP, EMEL, TVI, Carclasse, Órbita, Pingo Doce, Carris… e mais uns poucos, mas menores)
8. Anúncio de um tal “Cartão Sauda”.
9. Anúncio do “Cascais Dragon World Championship”… de vela.
10. Anúncio da “Trivago”.
11. Anúncio de um “Festival do Crato”, com os respectivos nomes de numerosos artistas nacionais e estrangeiros.
12. Anúncio da final de futsal, com patrocínio da “Sportzone” e “Seguros Zurich”.
13. Anúncio da apresentação na TVI do disco novo do João Gil e convidados (algum patrocínio escondido terá, já que estes temas só são "notícia" depois das mãos certas devidamente “untadas”).
14. Anúncio do programa da casa, “Amor em tempo de Crise”, com Fátima Lopes e o psico-emplastro Eduardo Sá… com patrocínio de uma marca de “Gelados não sei das quantas”.
15. Anúncio de mais um programa da casa, desta vez dedicado ao sensacionalismo populista dos crimes e derivados, “SOS 24”.
16. Anúncio do programa de bola da casa (um dos mais indigentes de toda a oferta televisiva) “Prolongamento”, com patrocínio da “Nívea” e dos preservativos “Harmony”.
17. Anúncio de mais um programa da casa, “Opinião Capital”.
18. Mais um anúncio genérico ao próprio canal “TVI 24”.
… … e, finalmente, o directo para Pedrógão!!!
Ontem, enquanto esperava e ia fazendo avançar mais rapidamente os anúncios, enojado, nem sabia bem o que dizer… agora, perante o regresso à crueza da lista completa, a sensação de vómito regressou.
Mais uma vez, as minhas desculpas por esta verdadeira “agressão”… mas tinha que tirar isto do peito!

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